Posso entrar na sua rede?

O mundo se comunica, se paquera, se conhece e marca compromissos por redes sociais e e-mails. Esteja atento para não sair cometendo gafes e sendo o chato da vez. Não custa ter um mínimo de atenção, educação e respeito. Já dizia um antigo amigo: “O problema do mundo é a falta de educação”. E deve ser mesmo. A maioria das dicas que damos, resolver-se-ia num passe de mágica, caso toda a gente tivesse educação em tempo integral. Comece a se policiar, porque ser mal educado nas redes não difere muito do grosseiro que você cruza pelo caminho, ao vivo e em cores.

Via email:

1. Não mande power point pra ninguém.

2. Não envie correntes.

3. Coloque os destinatários em cópia oculta.

4. Não envie mais do que dois e-mails de piadas por dia. (dá a nítida impressão de que você não tem vida pessoal, nem profissional) Aliás, envie apenas um e olhe lá, ok?

5. Não envie filminhos, o YouTube está ai e garanto que lá tem aquele filme FANTÁSTICO que você achou.

6. Não envie pedidos de ajuda que você não tenha verificado. Aquela menina com câncer, se existe, já pode inclusive ter morrido.

7. Convites, ou coisas urgentes pedem DMs (Mensagem Direta), inbox do FaceBook ou torpedos. Tenha em mente, também, que algumas pessoas não utilizam redes sociais, por mais anacrônico que possa parecer.

8. E-mail, hoje, é profissional, basicamente. Portanto, seja um pouco mais moderno e tenha a decência de ter uma conta no FaceBook ou no Twitter pra postar suas tolices, links, conselhos, piadas, fotos e afins. Assim, só vê quem quer, ou tem tempo.

9. Ninguém tem obrigação de responder e-mails, imediatamente, exceto se forem assuntos profissionais urgentes.

Via Twitter:

1. Bom dia, boa tarde, boa noite não é nem nunca foi interação. Ainda mais quando se repete todo santo dia. Se já é chato na timeline, que dirá por DM. Não mande bom dia por DM, a menos que você já seja íntimo e esteja começando um assunto.

2. Evite RTs (Retwittes) com replies de todas suas mentions. Há gente dando RT em Bom dia pra responder.

3. Não. O msn não é algo que se dá pra todo mundo. Sob nenhuma hipótese peça msn pra pessoas que vc nem conversa. Tenha certeza, se isto for acontecer, será naturalmente. Isto também vale para o skype. Skype é algo pessoal ou profissional.

4. Não peça pra adicionar no Orkut. Isto é tão 2001.

5. Não dê na cara que você está stalkeando o mundo sem seguir. Isto é absurdamente assustador.

6. Nunca peça pra ser seguido de volta. Isto é mendigar.  Nunca peça Follow Friday. Nunca peça pra te indicarem. Nunca peça pra te listarem. Enfim, não peça. Isso equivale a implorar pra alguém te beijar na balada, pra se ter ideia da dimensão do vexame.

7. Não crie hashtags para absolutamente tudo. #criar #por #criar #não #leva #a #nada

8. Evite virar a “kenga do RT” fazendo de sua timeline um painel de opiniões alheias, somente.

9. Se você tem um namorado (a) ou paquera, mantenha-se na sua e não siga todas as mulheres (homens) que ele(a) segue sob nenhuma hipótese. Ainda mais se você não vai interagir com ninguém e só pretende facilitar sua busca paranóica por fatos.

Via Facebook:

1. Nunca marque pessoas em fotos de gatinhos, cachorrinhos, bebês, gatinhos e afins. Nós não somos nenhum deles. Ainda mais quando são 803 pessoas que não se conhecem entre si.

2. Não fique escrevendo no mural alheio: queria muito ser seu amigo. Peça pra adicionar e se a pessoa aceitar, você conquista a amizade.

3. Não comente posts com coisas como “Bom dia!” Atenha-se ao assunto pra não ser o grande babaca da vez.

4. Cuidado com os pedidos de relacionamento. Ultimamente, isto anda equivalendo a pedido de casamento, pelas neuroses observadas por mim.

5. Não cutuque pessoas que você não conhece. Isto equivale àquele clichê: “você vem sempre aqui?”

6. Não curta seu próprio status. É como se você fosse aqueles egocêntricos imbecis de filmes americanos que se olham nas vitrines das ruas e falam alto: “awesome!”

7. Cuidado com mensagens coletivas. Esta coisa de receber 800 respostas de pessoas que você não conhece é invasivo. E preste atenção no texto, a grande maioria tem em seu corpo: “não responda esta mensagem”. Ou seja, não é pra você responder, entendeu?

8. Poste além de citações. As redes são para dividir conhecimentos e se a gente quisesse conhecer Clarice Lispector, a gente procurava um livro de frases dela, não?

9. Antes de postar fique atento com a veracidade dos fatos e com a autoria correta. Repassar informação incorreta deveria dar cadeia.

Acreditem: já passei por tudo isto e mais um pouco. Como última dica, a de número 10, e, que vale pra todo mundo, pra todas as redes, hoje e sempre: Respeite o próximo, suas opiniões, seus gostos, seus achismos, que seja. Por incrível que pareça, existe a possibilidade de o errado, o destoante e o estranho ser você mesmo.

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

Conta pra mim aqui --->

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  • Enquanto isso, no Twitter:

    • RT @tdbem: reclamar do calor no tuiter é chato mas considerando q humanos já sacrificaram gente pra negociar o clima c deuses fazer drama a… 9 hours ago
    • Ain que delícia ter 86 anos e poder deitar e dormir, sem nenhum remorso. Hahahah 12 hours ago
    • RT @belpetit: Cada vez mais tenho uma certeza na vida: a gente nunca sabe de verdade o que o outro tá passando. Não importa o nível de inti… 12 hours ago
    • RT @sacakura: UTILIDADE PÚBLICA! Segue abaixo um compilado de fotos para desmarcar compromissos: https://t.co/4xXHJl43sO 13 hours ago
  • O que saiu da cabeça por último

  • Tudo que já rolou:

  • Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

    Junte-se a 19 outros seguidores

  • Anúncios
%d blogueiros gostam disto: